Alergia é uma reação anormal do sistema imunológico a uma ou mais substâncias aparentemente inocentes que, quando apreendidas pelo organismo (inaladas, ingeridas, ou por contato com a pele), causam irritabilidade. Todos que sofrem dessa disfunção são denominados pessoas alérgicas.

As substâncias capazes de desencadear a alergia são chamadas de alérgenos. Os mais comuns são: ácaros, poeira, pelos de animais, picadas de insetos, medicamentos, cosméticos e comidas.

Quando os alérgenos são apreendidos pelo organismo, células brancas do sangue que produzem anticorpos (IgE) são ativadas. Estes anticorpos determinam a liberação de produtos químicos potentes, como por exemplo a histamina, que acabam provocando os sintomas alérgicos típicos (espirro, coriza, tosse, coceira, entre outros).

Para a manifestação da alergia, é necessária a combinação entre predisposição genética da pessoa e uma situação no ambiente que seja facilitadora. Apesar de serem mais comuns na infância, as crises podem surgir em qualquer idade.

 

O tratamento

O tratamento das alergias é realizado através do controle ambiental e da imunoterapia. O controle do ambiente é um conjunto de medidas que visa a reduzir o contato da pessoa com os alérgenos e é absolutamente necessário para o êxito do tratamento. Já a imunoterapia é um programa eficaz de vacinação que tem como objetivo aumentar a imunidade do paciente aos alérgenos.

De acordo com os médicos especialistas em alergia, a primeira e mais importante medida que deve ser tomada é a forração do colchão e dos travesseiros de uso do paciente com material impermeável!

Saiba mais:

Porque forrar seus colchões e travesseiros
Fonte: Pró Alérgico Ciência
FAÇA DOWNLOAD AQUI

Nossas novidades

| VER TODAS NOVIDADES